Saiba quais são os sete pilares da Economia Criativa, segundo Tom Fleming.

Tom Fleming é referência mundial no assunto e afirma que os principais pontos chave da economia criativa são talentos, lugares, propriedade intelectual, infraestrutura, dinheiro e alavancagem.

O primeiro passo da economia criativa são as pessoas, já que existe uma disputa mundial por atenção e por talentos, e nessa economia onde a tudo se tornará cada vez mais automatizado, criatividade precisa ser o diferencial.

Depois é preciso avaliar o lugar onde a economia criativa irá acontecer, criando espaços para preservar a criatividade, sejam eles físicos ou até mesmo virtuais.

Logo depois, vem a propriedade intelectual, em que entra a necessidade de “alfabetizar” os especialistas para que a criação intelectual possa se tornar monetizada. O quarto princípio é a infraestrutura digital, já que é impossível ter economia digital sem os devidos meios de acesso para sua produção e, principalmente, consumo. Nesse aspecto, o Brasil vai mal no que diz respeito à velocidade e preço médio, apesar do acesso aos smartphones ter se expandido e do engajamento em redes sociais ser alto em comparação internacional.

Chamado de retrato, aparece como quinto princípio da economia criativa, e se apresenta como um desafio mundial, já que as formas de medir os resultados econômicos são ainda baseadas no passado e parecem tender a mudar. Sem os dados e inteligência, se torna extremamente difícil criar políticas públicas que sejam efetivas, ou até mesmo criar uma narrativa que mostre para a sociedade o tamanho e, acima de tudo, importância da economia criativa.

O sexto princípio para Fleming é o dinheiro. Obviamente, é preciso investir. A boa notícia é que o resultado sempre aparece, seja em empregos ou atividade ou até mesmo, o turismo.

Em último lugar, mas não menos importante, encontramos a chamada alavancagem. Fleming acha que o Brasil deve usar seu pequeno poder em busca de transformar sua imagem positiva em dinheiro e influência internacional.

São os 7 tópicos importantes na hora de emergir ou expandir seus negócios. Você ainda pode ver no site Exame mais sobre Economia Criativa.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *